Artistas querem mais dinheiro do YouTube
Artistas querem mais dinheiro do YouTube pela sua música
Vários eram os artistas que já se haviam manifestado sobre a diferença de pagamento sobre direitos de autor entre o YouTube, empresa detida pela Google, e comparando com os principais concorrentes, como o Spotify ou o iTunes, da Apple.
A uma lista com nomes como Katy Perry, Lionel Richie, Christina Aguilera, Billy Joel e Rod Stweart, baterista Nikki Sixx, da banda californiana Mötley Crüe.
"O Youtube paga cerca de um sexto do que o Spotify ou a Apple pagam aos artistas", começou por denunciar Nikki, ao Guardian.
Do lado da Google, a resposta veio pelo porta-voz do YouTube, citado pelo Guardian, que revelou que aquela empresa "pagou milhares de milhões à indústria musical e que está empenhada em produtivas conversas com editoras para aumentar a transparência do pagamento de royalties."
"Acreditamos que fornecendo maior visibilidade aos artistas e autores através do dinheiro ganho através do YouTube estamos a resolver muitos destes problemas".
Youtube Monetização
A defesa do YouTube sustenta-se nos valores que a empresa já pagou ao mundo da música e nos inúmeros artistas que construíram a sua fortuna com receitas adquiridas através de visualizações na plataforma de transmissão de vídeo.
.