Brasil quer banir Celulares da China

Celulares xing-ling deixarão de funcionar em 2014

As operadoras móveis brasileiras vão construir em conjunto um sistema para identificar e bloquear o uso de celulares não-homologados pela Anatel. São os chamados celulares piratas, que chegam ao País geralmente através de contrabando e são vendidos em camelôs e websites em todo o Brasil.


Há anos os fabricantes legalmente instalados no País reclamam do problema. A iniciativa agora decorre de uma exigência da Anatel: a agência reguladora enviou às teles um ofício no dia 16 de janeiro deste ano determinando que tomem providências sobre o assunto em um prazo de 12 meses.

Trata-se de um problema de grande porte. Estima-se que a base de celulares piratas em serviço no Brasil seja composta por dezenas de milhões de unidades. Os atuais usuários, contudo, não serão afetados imediatamente.

A implementação da solução precisa ser concluída em um prazo de 12 meses, ou seja, janeiro de 2014, segundo a determinação da Anatel. Após a criação do sistema, as operadoras também decidirão um plano de ação para limpar a base de aparelhos clandestinos.