Left 4 Dead 2 no Ubuntu 12.04 roda melhor que no Windows.
Portar um jogo não é uma tarefa tão simples. Quando os desenvolvedores rodaram o Left 4 Dead 2 no Linux pela primeira vez, conseguiram a incrível taxa de 6 frames por segundo. Foram necessárias alterações no código para fazer o jogo se comportar melhor com o kernel do Linux e a API gráfica OpenGL (no Windows, a API utilizada é a Direct3D). A Valve também otimizou os drivers de vídeo.
Após as otimizações, o Left 4 Dead 2 passou a atingir uma taxa de 315 quadros por segundo, um ganho de 16% em relação a versão para Windows, que mostra 270,6 frames no mesmo intervalo de tempo. De acordo com a Valve, o ganho de desempenho aconteceu porque o Direct3D adiciona alguns microssegundos preciosos em cada tarefa, algo que não ocorre no OpenGL. Após implementar o OpenGL na versão para Windows, foi possível aumentar a taxa para 303,4 FPS. ♥__♥
A Valve está trabalhando junto com os fabricantes de placas de vídeo com GPUs da AMD, Nvidia e Intel para melhorar o desempenho dos drivers no Linux, o que deve tornar o sistema mais atrativo para gamers.