Informática# Yahoo vendo sua morte chegar lentamente...



Na disputa para ser líder no mercado das buscas pela internet, não foi nem o Google e nem o Bing (Microsoft) que saiu perdendo. O Yahoo foi à grande prejudicada nessa historia, após o acordo feito com a Microsoft. Vendo diminuir gradativamente sua participação no mercado.

A Microsoft e o Yahoo selaram um acordo de cooperação no começo deste ano, em que o Bing passaria a dar vida ao sistema de buscas de seu parceiro, que por sua vez se limitaria a selar acordos comerciais.

Apesar do acordo estratégico, a Microsoft não conseguiu ameaçar a soberania do Google.

Pesquisas mostram os números que no último mês de fevereiro a participação do Google nas buscas foi de “apenas” 65,4% (-0,1% em relação a janeiro), contra 16,8% (-0,2%) do Yahoo e 11,5% (+0,2) do Bing. A perda do mercado que o Yahoo esta tendo fica mais claro quando comparados com os dos ano passado: em fevereiro de 2009 o Google tinha 63,3% do bolo, contra 20,6% do Yahoo e 8,2% do MSN – o Bing só foi lançado em julho de 2009.


E no Brasil...
Segundo aponta pesquisa realizada pela consultoria Serasa Experian Hitwise, 95,37% das buscas na web originadas no pais foram realizadas no Google, de acordo com as análises realizadas entre os meses de setembro e outubro.
Isso demonstra a hegemonia que a ferramenta de busca possui no país, onde mantém uma participação no mercado de buscas significativamente maior que no mercado internacional, onde já possui a liderança isolada.

Para se colocar essa proporção em perspectiva, no mundo as buscas no Google representam, em média, cerca de 60% das buscas realizadas.

O forte domínio do Google no país fica mais claro ainda ao analisarmos os dados da concorrência: o segundo site de busca mais utilizado no país, o Yahoo, representa apenas 1,86% das buscas.

A ferramenta da Microsoft fica em terceiro lugar, não muito atrás: o Bing realiza 1,69% das buscas do país.