ETC# As Grandes Corporações que domina o Mundo

Conheça as Grandes Corporações que domina o mercado que atua. Por trás dessas poderosas companhias, para muitos a razão do poder que elas têm e exercem no mundo, se dá por questões de sorte ou estratégia comercial.

Mas se analisarmos bem como chegaram até aonde elas estão atualmente, vamos perceber que não é bem assim... A manipulação mercadológica e o controle das corporações acerca do comportamento de consumo da humanidade, é impressionante.

Quando se fala em ser lider no segmento de entreteriemento, a Time Warner Inc. (AOL Time Warner Inc. entre 2000 e 2003) é a maior empresa de mídia com grandes divisões de Internet, publicação, filmes, telecomunicações e televisão.
Em 2007, a Time Warner teve lucro de $44,2 bilhões.


A Time Warner foi criada através de uma fusão entre a Time Inc. e a Warner Communications em 10 de janeiro de 1990. Em 1996, o grupo juntou-se a Turner Broadcasting System de Ted Turner, tornando o Sr. Turner no maior acionista individual da empresa, mas não o único.

Em 2000 outra fusão foi feita, desta vez cheia de controvérsia.
A Time Warner fez sua fusão com a America Online, o maior provedor de Internet do mundo. Porém, muita oposição foi enfrentada principalmente na questão de monopólio e questões de valores. Muitos analistas estavam apreensivos diante do fato que a AOL, uma empresa que naquela época tinha menos de 15 anos, comprar uma tradicional empresa norte-americana.

E quando se fala em Jogos Eletrônicos, a Nintendo (uma empresa Centenária) domina com grande vantagem. É tida como o grande símbolo mundial dos videogames devido a sua competência e sucesso na venda destes aparelhos/jogos.
Faturou em 2007, $7,8 bilhões.

A Procter & Gamble é um empresa que reúne um enorme conglomerado de subempresas, produzindo alimentos, produtos de higiene e limpeza, dentre outros produtos. Em 2005 comprou a Gillette, que além dos aparelhos de barbear também era dona das marcas Oral-B, das pilhas Duracell e electrodomésticos BRAUN. Emprega atualmente pouco mais de 138.000 funcionários ao redor do mundo. Teve US$76.476 bilhões de faturamento em 2007.

Se as corporações fossem pessoas, que tipo de pessoas elas seriam?

Manipuladoras? Oportunistas ? Individualistas? Corruptas?

Muitas dominam todo um mercado ou segmento e não é conhecida pelo consumidor (muitas vezes por uma questão estratégica ou política a da empresa que opta por essa escolha), já outras fazem questão de divulgar sua marca e seus produtos, veja a lista abaixo as empresas que mais gastaram com anúncios em 2009:

Os 05 Maiores Anunciantes do mundo 2009:

1º. Procter & Gamble (você pode não conhecer a empresa, mas sem dúvidas conhece os produtos deles.)
2º. Unilever
3º. General Motors
4º. Ford
5º. L’Oreal

E aqui...
Percebe-se que a Rede Globo é ainda um peixinho perto desses Tubarões e as Casas bahia, dona de 12 a cada 10 propagandas da televisão aberta do Brasil. Podem ser fortes aqui, mas nem tanto no Mercado global…