CINEMA# O Fim do Terror

Hollywood sempre foi ingrato com o gênero, ingratidão que vem em forma de menosprezo. Mas são memoráveis os momentos bons e assustadores (pra alguns traumatizantes, rsrs) o que os filmes de terror trouxe. Triste ver ele caindo e morrendo ao poucos nas mãos de alguns diretores e produtoras gananciosas.
Nunca um gênero foi tão explorado no cinema, formulas de sucesso do passado, hoje utilizada como forma barata de arrecadar dinheiro fácil. Afastando de vez os verdadeiros cinéfilos de plantão. Basta ver as grandes perolas do passado:



O Exorcista (1973), foi o primeiro filme de terror a ser nomeado para o Oscar de melhor filme. O filme já assusta pelas mortes ocorridas dentro do proprio set de filmagem e durante o filme dá aquele medo no nível em que você teme ir sozinho no banheiro ou depois na hora de dormir (experimente assistir esse filme sozinho em casa com as luzes apagadas a noite, rsrs).



O Bebê de Rosemary (1968) com direção de Roman Polanski, um filme incrível por trazer aquele terror psicológico, dava medo do tal “bebe do Cão” isso sem mostrar o rosto da criança durante o filme todo. Não é pra qualquer um segurar a atenção do publico com uma narrativa bem elaborada, Roman Polanski conseguiu na época.





O Iluminado
(1980) Grande Clássico baseado em livro de Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick, ele conseguiu brilhantemente fazer um clima angustiante que em toda sua exibição deixa o espectador bastante apreensivo vendo a transformação maligna do personagem Jack Torrance (interpretada do forma única pelo grande ator Jack Nicholson que acaba dando uma aula de interpretação nesse filme).

Muitos podem pensar, “Aaah, mas na época era fácil fazer qualquer coisa e dava medo...”, Será mesmo? Em uma época em que não tinha muitos recursos além de bons roteiros, uma boa idéia e poucos efeitos especiais. E ver agora as tentativas Ridículas de tentar fazer filmes de terror.

Alguém se lembra do LIXO que foi o filme Panico (Scream, 1997), que merda o Wes Craven tinha na cabeça pra aceitar fazer aquilo depois de criar Freddy Krueger? Promessa de muito Dinheiro... CONCERTEZA. Depois disso veio seus clones mais infame que o original (Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado – 1997 e outros que ninguém mais lembra).
Além tentar empurrar pro publico suspense barato e sonso de adolescente como o terror. Hollywood se viu Sem criatividade (Nenhuma Novidade até aqui...) resolveu mexer com os clássicos na esperança de lucrar rios de dinheiro.

Eles CAGARAM feio com Remake como Dracula 2000 (o que foi aquilo?) Jason X (fizeram o Jason Vorhees de piada nesse filme, coitado), depois de ver que isso não deu certo resolveram fazer piorada de “Coisas Ruim” > (Filmes de Terror Japonês). Mas ainda tem algumas tentativas louváveis no meio dessa lixeira toda, Bruxa de Blair (filme de baixo orçamento fez o que ninguém fez com milhões investido), REC (Filme espanhol interessante...)

Resta esperar aparecer alguma mente brilhante de algum diretor iniciante seja descoberto e saber até onde isso vai parar ou se um dia vamos ver o gênero Terror ser velado de vez e enterrado.